O FOLCLORE é o conjunto das tradições, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
Nosso folclore é muito vasto e rico. Possuímos tradições e costumes em todas as regiões do País. Brincadeiras, lendas, frases de para-choque de caminhão, adivinhações, festas de Santos, comidas, simpatias e danças fazem parte do nosso folclore.
Este mês nossos alunos estudaram o Folclore da Região Nordeste do Brasil, através de Luiz Gonzaga (Rei do Baião) que esse ano estaria completando 100 anos no dia 13 de dezembro.
TURNO DA MANHÃ
A turma do EI 10 estudou o Bumba-meu-boi. A dança folclórica do Bumba-meu-boi é um dos traços marcantes da cultura brasileira, principalmente na Região Nordeste. A dança surgiu no Século XVIII como uma forma de crítica a situação social dos negros e índios.
Turma: 1.101
A turma 1.101 estudou Mitos e Lendas. São estórias cheias de personagens que geralmente são usadas para descrever algum acontecimento de maneira fantástica e cheia de imaginação.