A partir dos cinco anos de idade o crescimento das crianças é menor, contudo, a alta exigência nutricional e o apetite reduzido mantêm-se. é então crucial que todas as refeições ou snacks vão de encontro a uma alimentação saudável e ricos do ponto de vista nutricional.
A diminuição da atividade física e o aumento da obesidade são grandes preocupações. A relação entre a alimentação e uma vida saudável é largamente conhecida, e o comportamento das crianças desde cedo define os padrões que na adolescência e idade adulta irão seguir.
As professoras resolveram fazer um lanche coletivo com suas turmas, a ideia principal era conscientizar os alunos do valor de uma alimentação saudável.
TURMA 1401
PROFESSORA ELIETE
TURMA 1501 DA PROFESSORA FÁTIMA
APÓS ASSISTIR UM VÍDEO SOBRE A ALIMENTAÇÃO, A TURMA 1302 MONTOU UM LIVRINHO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
ASSIM COMEMORAMOS A SEMANA DA ALIMENTAÇÃO COM MUITAS ATIVIDADES "GOSTOSAS".
Sábado, dia 16/05, foi um dia muito especial. A Escola abriu as portas para a reunião de responsáveis com os professores das turma, relativo ao 1º bimestre.. O dia começou com uma acolhida agradável e um café da manhã muito bem elaborado pela equipe da escola. A seguir todos foram convidados a assistirem um vídeo que teve como objetivo alertar aos pais na EDUCAÇÃO dos seus filhos.
“Educar ainda é a principal tarefa dos pais e da família. A rotina de cuidar com limites, são as regras que vão dar organização tanto na vida cotidiana, quanto da psique da criança. Isso faz com que ela cresça mais segura para lidar com questões afetivo-emocionais e com os relacionamentos, seja dentro da família ou no mundo externo”, explica a psicóloga Ana Maria dos Santos.
Os responsáveis assistiram ao vídeo com atenção e à mensagem lida pela professora Vanessa "Quando você pensava que eu não estava olhando" de Alan Smith.
Quando você pensava que eu não estava olhando, você pendurou meu primeiro desenho na geladeira, e eu quis pintar outro.
Quando você pensava que eu não estava olhando, você deu comida a um gato perdido, e eu pensei que era bom cuidar de animais.
Quando você pensava que eu não estava olhando, você fez um bolo de aniversário só para mim, e eu entendi que coisas pequenas eram especiais.
Quando você pensava que eu não estava olhando, você orou, e eu acreditei que havia um Deus com quem eu sempre podia falar.
Quando você pensava que eu não estava olhando, você me deu um beijo de boa noite, e eu me senti amado.
Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi lágrimas descendo dos seus olhos, e eu aprendi que às vezes coisas doem – mas que não faz mal chorar.
Quando você pensava que eu não estava olhando, você sorriu, e me fez querer ficar bonita(o) daquele jeito também.
Quando você pensava que eu não estava olhando, você se importou, e eu quis ser tudo que podia.
Quando você pensava que eu não estava olhando – eu olhava … e queria lhe agradecer por todas aquelas coisas que você fez quando você pensava que eu não estava olhando.
Aqueles de nós que somos pais somos sempre cientes daqueles olhos e ouvidos observando e escutando tudo que fazemos e falamos. No entanto, todos nós influenciamos não somente os mais novos que nos observam, mas, outros também – aqueles ao nosso redor no trabalho e na escola. Pessoas estão nos observando, até em momentos quando não percebemos.
A diretora Elizabeth e alguns professores fizeram colocações sobre o assunto, relacionado no dia a dia dos alunos. Os pais gostaram da reunião e elogiaram sobre o tema abordado.
A manha transcorreu no clima de descontração e alegria.
Ser mãe, é algo divino sem explicação, é um sentimento muito lindo que nos invade sem limites, um sentimento eterno que nos faz virar uma protetora incondicional. É você amar alguém intensamente, mesmo sem ter visto o rostinho ou ter tocado nesse serzinho que você carrega em seu ventre e que ainda não lhe foi apresentado, mas que você já tem grande amor por ele.
FOI COM MUITO CARINHO E ALEGRIA QUE PROFESSORAS E ALUNOS PREPARARAM UMA LINDA HOMENAGEM PARA AQUELA QUE INCONDICIONALMENTE AMA SEM LIMITES.
“O importante é a qualidade da mediação: alfabetizar requer atenção, uma boa dose de estímulo e ambiente de confiança mútua.” Marta Morais.
Entendendo que o processo de alfabetização de crianças deva ser realizado com prazer e construção e que a estratégia lúdica vem se configurando como uma importante ferramenta para o desenvolvimento infantil, as professoras das turmas de Alfabetização, 1101 e 1102, aproveitaram a oportunidade para criar um texto coletivo quando apareceu uma lagartinha na escola.
Partindo do texto que foi realizado pela turma 1101 da Professora Vanessa, foi confeccionado um livrinho pela turma 1102 da Professora Ana Maria. Cada aluno fez uma ilustração da historinha e pintou depois. A professora deu um toque final.
Vamos ao passo a passo:
!º - A lagarta foi colocada em uma copinho para ser alimentada até virar borboletinha.
2º - Depois de muita observação e conversa foi criado o texto coletivo.
3º Os alunos desenharam e pintaram os desenhos para confecção do livrinho.
4º - A Professora Ana Maria da turma 1102 contou a história novamente, depois cada aluno leu uma parte da história.
Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico. Por meio da brincadeira o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista. Quando a criança percebe que existe uma sistematização na proposta de uma atividade dinâmica e lúdica, a brincadeira passa a ser interessante e a concentração do aluno fica maior, assimilando os conteúdos com mais facilidades e naturalidade. (KISHIMOTO, 1994).
Com o objetivo de difundir a Astronomia, as ciências afins e desenvolver projetos culturais, a Fundação Planetário conta com diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições. Envolvidos em um clima de descontração e muita curiosidade os nossos alunos passaram o dia no Planetário, onde puderam observar a projeção de nove mil estrelas, entre vários experimentos, tiveram noções de Astronomia, desde movimentos da Terra e eclipses até as descobertas mais recentes da Astronomia.