Entendendo que o processo de alfabetização de crianças deva ser realizado com prazer e construção e que a estratégia lúdica vem se configurando como uma importante ferramenta para o desenvolvimento infantil, as professoras das turmas de Alfabetização, 1101 e 1102, aproveitaram a oportunidade para criar um texto coletivo quando apareceu uma lagartinha na escola.
Partindo do texto que foi realizado pela turma 1101 da Professora Vanessa, foi confeccionado um livrinho pela turma 1102 da Professora Ana Maria. Cada aluno fez uma ilustração da historinha e pintou depois. A professora deu um toque final.
Vamos ao passo a passo:
!º - A lagarta foi colocada em uma copinho para ser alimentada até virar borboletinha.
2º - Depois de muita observação e conversa foi criado o texto coletivo.
3º Os alunos desenharam e pintaram os desenhos para confecção do livrinho.
4º - A Professora Ana Maria da turma 1102 contou a história novamente, depois cada aluno leu uma parte da história.
Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico. Por meio da brincadeira o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista. Quando a criança percebe que existe uma sistematização na proposta de uma atividade dinâmica e lúdica, a brincadeira passa a ser interessante e a concentração do aluno fica maior, assimilando os conteúdos com mais facilidades e naturalidade. (KISHIMOTO, 1994).
0 comentários:
Postar um comentário